Injeção Eletrônica Ciclo Otto

Instrutor: Bento Roberto Bertin
Curso:  Injeção Eletrônica Ciclo Otto Injecao-Eletronica-Ciclo-Otto-
Carga Horária:  16 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  Bento Roberto Bertin
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor após o curso.

 

Conteúdo
Funcionamento de um sistema de injeção:

  • Estratégia de funcionamento do sistema de Ignição;
  • Estratégia de funcionamento do sistema de Injeção;
  • Estratégia de funcionamento do módulo.
Princípio de funcionamento de atuadores:

  • Eletrovávulas;
  • Bobina de ignição;
  • Motores elétricos.
Princípio de funcionamento dos sensores:

  • Potenciômetros;
  • Sensores de temperatura;
  • Sensores de pressão;
  • Sensores de rotação;
  • Sensores de detonação;
  • Sensores de Oxigênio;
  • Sensores de vazão.
Princípio de funcionamento dos
sensores:

  • Caneta de polaridade;
  • Manômetro;
  • Multímetro;
  • Rasther.

  • Aspecto prático de uso de Multímetro e Scanner.
  • Análise Química de uma combustão interna.
  • Interpretação de esquemas elétricos padrão
  • Ciclo Engenharia.

 

Curso:  Multímetro Digital Automotivo
Carga Horária:  6 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  DIRCEU GALDINO
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

O Curso de Multímetro Automotivo capacita o profissional automotivo desde a base de eletricidade, passando pelo domínio de multímetro a conhecimento pleno de sistemas eletrônicos, para que este tenha condições básicas de fazer medições, diagnósticos precisos em veículos equipados com sistemas de injeção eletrônica. O curso conta com módulos de aprendizado que leva o aluno de maneira gradativa a trabalhar de forma consciente no diagnóstico, reparo, e manutenção. Os módulos subsequentes unidos a uma didática exclusiva da cea cursos, mostra ao aluno de uma maneira clara e objetiva não só como fazer, mas também o porquê de cada ação. Isso fixa o aprendizado tornando-o muito mais duradouro.

Conteúdo

  • Princípio de eletricidade: base da eletrônica, grandezas elétricas, unidade de medida destas grandezas, variações das unidades de medidas e simbologia.
  • Domínio de multímetro: interpretação da simbologia impressa no equipamento, usabilidade, funções especiais, diferenças entre os diversos tipos de multímetro, digital e analógico, manual e automático, eletrônico e automotivo.
  • Estudo e interpretação de esquemas elétricos: simbologia, como trabalhar e buscar o máximo possível de informação.
  • Estudo de componentes: conhecer a fundo cada componente do sistema, sua função, sua composição, seus principais defeitos e os sintomas causados, a diferença básica entre sensores e atuadores. Este módulo dará condições ao aluno para aproveitar com mais intensidade o módulo de testes, uma vez que estará consciente de cada teste realizado.
  • Teste passo-a-passo de sensores e atuadores: testar de forma correta cada componente do sistema, conforme normas técnicas, utilizando de equipamentos e informações disponíveis.
DATA: 25 e 26 de outubro.
Treinamento: Novo – Recuperação de Bicos com Hailton Viana Maratona--Treinamento-de-Recuperacao-de-Bicos-24h-Hailton-Viana
Carga Horária:  24 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  HAILTON VIANA
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
  • Bosch 120 Euro 5;
  • Bosch sem Esfera;
  • Bosch Piezo;
  • Delphi HR e Sprinter Nova;
  • Denso Piezo 6 Fios.
  • TESTE FINAL DOS BICOS
    • DESMONTAGEM;
    • REPARAÇÃO;
    • MONTAGEM.
  • Conceito de funcionamento;
  • Avaliação e teste inicial;
  • Diagnóstico do bico e seus componentes;
  • Montagem e desmontagem do bico;
  • Regulagem do bico, ajuste básico das medidas;
  • Ajuste do débito em marcha lenta, carga parcial e plena carga.

Diagnóstico de injeção eletrônica diesel common rail

Diagnóstico de injeção eletrônica diesel common rail
DATA: .
Curso:  Diagnóstico de injeção eletrônica diesel common rail Diagnostico-de-Injecao-Eletronica-Diesel-Common-Rail---24-horas
Carga Horária:  24 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  HAILTON VIANA
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
  • Unidade de gerenciamento eletrônico;
  • Administração de defeitos, conector de diagnose;
  • Circuito de baixa pressão;
  • Circuito de alta pressão;
  • Válvula limitadora de pressão;
  • Sensor de pressão do Rail;
  • Válvula reguladora de pressão;
  • Sensor de fase;
  • Sensor de rotação;
  • Sensor de temperatura da água;
  • Sensor de pressão e temperatura do ar admitido;
  • Sensor de temperatura de combustível;
  • Sensor de velocidade;
  • Interruptor de freio e embreagem;
  • Sensor do pedal do acelerador;
  • Sensor de pressão atmosférica;
  • Válvula injetora;
  • Injeção de combustível;
  • Sintomas e defeitos;
  • Osciloscópio automotivo.

Maratona – Reparação

Maratona - Reparação
DATA: 21 a 28 de outubro.
Curso:  Maratona – Reparação Maratona-de-reparacao-Hailton-Viana
Carga Horária:  70 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  HAILTON VIANA
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
  • RECUPERAÇÃO DE BOMBAS DE ALTA PRESSÃO:
    • Cp1 Bosch; Cp3; Hp3 Denso; Siemens, desmontagem e reparação;
    • Teste vazão, pressão, válvulas mecânicas e elementos, testes válvulas eletrônicos.
  • RECUPERAÇÃO DE BICOS BOSCH, SIEMENS E DENSO:
    • Avaliação, Conceito de funcionamento, diagnóstico, montagem e desmontagem e teste.
  • RECUPERAÇÃO DE BICOS BOSCH, SIEMENS E DENSO:
    • Bosch 120 Euro 5;
    • Bosch sem Esfera;
    • Bosch Piezo;
    • Delphi HR e Sprinter Nova;
    • Denso Piezo 6 Fios.
  • CURSO DE RECUPERAÇÃO DE UNIDADES INJETORAS DIESEL,
    VOLVO, SCANIA E IVECO:

    • Scania EUI Bosch; Iveco EUI Bosch; Mercedes EUP Bosch; Volvo D12,
      D13, Delphi;
    • Funcionamentos, teste vedação, ajuste do curso da válvula, ajuste
      com uso de Cam-Box.

Recuperação de Bicos Injetores Common Rail

Recuperação de Bicos Injetores Common Rail
DATA: 23 e 24 de  outubro.
Curso:  Recuperação de Bicos Injetores Common Rail Recuperacao-de-Bicos-Injetores-Common-Rail
Carga Horária:  16 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  HAILTON VIANA
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
  • Recuperação de bicos Bosch família (110 e 120);
  • Recuperação de bicos Siemens (piezoelétrico modelo Ranger);
  • Recuperação de bicos Denso (Toyota, Hilux, Triton 3.2);
  • Conceito de funcionamento;
  • Avaliação e teste inicial;
  • Diagnóstico do bico e seus componentes;
  • Montagem e desmontagem do bico;
  • Regulagem do bico, ajuste básico das medidas;
  • Ajuste do débito em marcha lenta, carga parcial e plena carga.
  • TESTE FINAL DOS BICOS
  • DESMONTAGEM;
  • REPARAÇÃO;
  • MONTAGEM.

Recuperação de bombas de alta pressão

Recuperação de bombas de alta pressão
DATA: 21 e 22 de  outubro.
Curso:  Recuperação de bombas de alta pressão Recuperacao-de-bombas-de-alta-pressao
Carga Horária:  16 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  HAILTON VIANA
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
  • Bombas Cp1 Bosch;
  • Bombas Cp3;
  • Bombas Hp3 Denso;
  • Bombas Siemens;
  • Teste de vazão e pressão de alta;
  • Teste de pressão de transferência;
  • Teste das válvulas mecânicas e elementos;
  • Teste das válvulas eletrônicas.

Equipamento para testes de bombas de alta
pressão utilizados em sistemas Common Rail.
Controla a pressão automaticamente,
possibilitando ao usuário medir o fluxo da
bomba através de rotâmetro.

  • TESTE FINAL BICOS
  • DESMONTAGEM;
  • REPARAÇÃO;
  • MONTAGEM.

Reparos em centrais + imobilizador

Básico de Imobilizador
DATA: em breve nova data.
Curso:  Reparos em centrais + imobilizador Reparo-em-Centrais-e-Imobilizador-NOVO
Carga Horária:  40 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  MARCEL DOS SANTOS
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
OBJETIVO: Capacitar profissionais para o mercado de reparos em centrais linha Leve, com grande conhecimento técnico e prático.

  • Noções sobre a arquitetura interna da ECU;
  • Técnicas Reset e Decode;
  • Tecnicas de leitura de esquema elétrico;
  • Uso UPA Programador;
  • Uso da Zed-bull;
  • Uso de programador de eprons (DIP/PLCC/SOIC/PSOP);
  • Uso de programador ST10 Flasher e MPCFLASH;
  • Utilização do simulador de centrais Linha Leve.
  • Técnicas de mapeamento (identificação de componentes responsáveis por alguma ação da ECU);
  • Será abrangido as falhas mais comuns das ECUs e suas possíveis soluções, em seguida será feito reparação na prática utilizando todas as informações propostas no curso.

 

  • * Equipamentos não inclusos, alunos devem estar cientes que devem comprar os equipamento.
 REQUISITO BÁSICO

  • Conhecimento em injeção eletrônica e informática.
Curso:  Eletricista automotivo completo Eletricista-Automotivo-Completo
Carga Horária:  24 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  MARCEL DOS SANTOS
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
  • Princípio do funcionamento da corrente contínua e alternada;
  • Princípio do funcionamento do Multímetro;
  • Introdução aos componentes elétricos de veículos;
  • Princípio do funcionamento do Alternador;
  • Princípio do funcionamento do Motor de Partida;
  • Princípio do funcionamento do Sistema de Injeção e Ignição;
  • Teste e funcionamento de diversos componentes do veículo;
  • Interpretação dos esquemas elétricos.
 Objetivo: Capacitar o aluno a diagnosticar sistemas elétricos e eletrônicos do veículo.
DATA: 07, 08 e 09 de Dezembro.
Curso:  Diagnóstico de Injeção Eletrônica Diesel Common Rail treinamento-diagnostico-injecao-eletronica-diesel-common-rail-sorriso-mt
Carga Horária:  24 horas
Local:  FREIER BOMBAS INJETORAS, Sorriso MT
Instrutor:  HAILTON VIANA
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
  • Unidade de gerenciamento eletrônico;
  • Administração de defeitos, conector de diagnose;
  • Circuito de baixa pressão;
  • Circuito de alta pressão;
  • Válvula limitadora de pressão;
  • Sensor de pressão do Rail;
  • Válvula reguladora de pressão;
  • Sensor de fase;
  • Sensor de rotação;
  • Sensor de temperatura da água
  • Sensor de pressão e temperatura do ar admitido;
  • Sensor de temperatura de combustível;
  • Sensor de velocidade;
  • Interruptor de freio e embreagem;
  • Sensor do pedal do acelerador;
  • Sensor de pressão atmosférica;
  • Válvula injetora;
  • Injeção de combustível;
  • Sintomas e defeitos;
  • Osciloscópio automotivo.

Maratona – Common rail

Maratona - Common rail
Curso:  Maratona – Common rail Maratona-de-cursos-Common-Rail-Hailton-Viana
Carga Horária:  80 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  HAILTON VIANA
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
  •   INJEÇÃO ELETRÔNICA DIESEL:
    • Unidade de gerenciamento Eletrônico;
    • Administração de defeitos, diagnose;
    • Circuitos e sensores, analises defeitos é reparação do sistema.
  • RECUPERAÇÃO DE BOMBAS DE ALTA PRESSÃO:
    • Cp1 Bosch; Cp3; Hp3 Denso; Siemens, desmontagem e reparação;
    • Teste vazão, pressão, válvulas mecânicas e elementos, testes válvulas eletrônicos.
  • RECUPERAÇÃO DE BICOS BOSCH, SIEMENS E DENSO:
    • Avaliação, Conceito de funcionamento, diagnóstico, montagem e desmontagem e teste.
  •   CURSO DE RASTHER E MULTÍMETRO AUTOMOTIVO, NOÇÕES
    ELETROELETRÔNICA AUTOMOTIVA E OSCILOSCÓPIO BRINDE.
  • CURSO DE RECUPERAÇÃO DE UNIDADES INJETORAS DIESEL,
    VOLVO, SCANIA E IVECO:

    • Scania EUI Bosch; Iveco EUI Bosch;
    • Mercedes EUP Bosch; Volvo D12,
      D13, Delphi;
    • Funcionamentos, teste vedação, ajuste do curso da válvula, ajuste
      com uso de Cam-Box.

Injeção eletrônica avançada

Injeção eletrônica avançada
Curso:  Injeção eletrônica avançada Injecao-eletronica-avancada-
Carga Horária:  20 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  MARCEL DOS SANTOS
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
  •   Evolução dos sistemas eletrônicos FIAT e FORD;
  • Características dos combustíveis;
  • Sistema de tecnologia flex fuel;
  • Adaptações das misturas flex;
  • Sistemas utilizados pelas montadoras;
  • Sistema imobilizador FIAT code:
    • FIAT code 1 geração (caixinha preta);
    • FIAT code 2 geração (bodycomputer);
    • FIAT code 3 geração (caixinha cinza);
    • FIAT code 4 geração (painel).
  • Sistema imobilizador FORD pats:
    • PATS 2 CAN PCM.
  • Ajustes e funções especiais do scanner automotivo;
  • Esquemas elétricos.

Recuperação de unidades injetoras

Recuperação de unidades injetoras (Diesel, Volvo, Scania, Mercedes Benz e Iveco)
DATA: 27 e 28 de OUTUBRO.
Curso:  Recuperação de unidades injetoras (Diesel, Volvo, Scania, Mercedes Benz e Iveco) Recuperacao-de-unidade-injetoras
Carga Horária:  16 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  HAILTON VIANA
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
  • TREINAMENTO DE UNIDADES TIPO EUI E EUP:
    BOSCH E DELPHI. VEÍCULOS:

    • Scania EUI Bosch;
    • Iveco EUI Bosch;
    • Mercedes EUP Bosch;
    • Volvo D12 A e C EUI Delphi;
    • Volvo D12 D EUI Delphi;
    • Volvo D13 EUI Delphi.
  • PROGRAMA DE TREINAMENTO:
    • Princípio de funcionamento;
    • Teste de vedação;
    • Ajuste do curso da válvula;
    • Ajuste da distancia do induzido;
    • Atracamento;
    • Ajuste do débito com uso de Cambox.
DATA: 14 a 19 de outubro.
Treinamento: Diagnóstico EURO 5 DFP + EGR e Diagnóstico ARLA + SCR Diagnostico-eletronico-EURO-5---ARLA
Carga Horária:  50 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  HAILTON VIANA
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo

Treinamento Euro V (DFP) Regeneração do Filtro de Partícula +EGR (Recirculação de gases de Exaustão)
Sistema Euro V com Redução do Nox por ARLA e catalizador SCR (Redução Catalítica Seletiva)

  • Verificação dos Componentes do Euro V;
  • Estudo do Funcionamento do Sistema;
  • Sensor de Pressão;
  • Válvula Reguladora;
  • Sensor de fase;
  • Injeção de Combustível;
  • Sintomas e Defeitos;
  • Osciloscópio Automotivo;
  • Teste de Bico do Arla;
  • Teste do Veículo com simulação de defeitos.

PRÉ-REQUISITO

  • Conhecimento básico em Injeção Eletrônica Diesel.

Alinhamento balanceamento e cambagem

Instrutor: Thomaz Eddy
DATA: 10 e 11 de DEZEMBRO
Curso:  Alinhamento, balanceamento e cambagem Alinhamento-balanceamento-e-cambagem
Carga Horária:  20 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  THOMAZ EDDY
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
Suspensão:

  • História da suspensão;
  • Tipos de mola;
  • Amortecedor e seu funcionamento;
  • Tipos de suspensão.
Alinhamento:

  • Camber;
  • K.P.I;
  • Caster;
  • Divergência em curva.
Balanceamento:

  • Dinâmico;
  • Estático.
Desempenador automotivo:

  • Utilização e Demonstração (Hidraucar).
Curso:  Injeção eletrônica de motocicletas Injecao-eletronica-de-motocicletas
Carga Horária:  16 horas
Local:  TECNOCAR, Rua Assunção 189 Vila Morumbi.
Instrutor:  LAZARO CALAZANS
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
  • Unidade de gerenciamento eletrônico;
  • Administração de defeitos;
  • Sistema de alimentação de combustível;
  • Interpretação de esquemas elétricos;
  • Válvula de injeção;
  • Sensor de pressão atmosférico;
  • Sensor de posição da válvula de borboleta;
  • Sensor de pressão absoluta;
  • Sensor de temperatura do ar;
  • Sensor de temperatura do óleo;
  • Sensor de velocidade;
  • Sensor de posição do eixo do motor;
  • Interruptor do cavalete;
  • Interruptor da alavanca de embreagem;
  • Teste de bomba de combustível;
  • Diagnóstico com caneta de polaridade;
  • Diagnóstico com multímetro digital.

Ar condicionado automotivo

Curso voltado para profissionais que desejam obter maior conhecimento na área de ar condicionado automotivo.
DATA: 10 e 11 de DEZEMBRO.
Curso:  Ar condicionado automotivo Curso-de-Ar-condicionado-site
Carga Horária:  16 horas
Local:  Climateck, Avenida Ernesto Geisel 1327 Vila Jaci – Campo Grande MS.
Instrutor:  ADEGUIMAR
Certificado:  Sim
Suporte:  Por telefone por 3 meses com o professor, após o curso.

 

Conteúdo
  • Sistema de ar com controle mecânico;
  • Sistema de ar com controle eletrônico (inteligente);
  • Sistema de ventilação interna e ar quente;
  • Sistema de ventilação:
    • Caixa evaporadora;
    • Ventilação interna e externa;
    • Evaporador;
    • Válvula de expansão.
  • Sistema de condensação:
    • Ventilação mecânica, elétrica e viscosa;
    • Condensadores.
  • Sistema de filtragem:
    • Filtro acumulado e secador.
  • Sistema de compressão:
    • Compressor fixo e variável.
  • Sistema de controle:
    • Pressostato mecânico e eletrônico;
    • Termostato mecânico e eletrônico.
  • Elaboração e interpretação de esquemas elétricos;
  • Diagnóstico do sistema eletrônico com scanner;
  • Identificação de defeitos do sistema de ar com uso de manômetro;
  • Procedimento de carga e teste.